BIOÉTICA


Oriunda da preocupação com o humano e sua dignidade, consciente de sua responsabilidade, a Bioética de Intervenção (BI) nasceu – a partir dos trabalhos de Volnei Garrafa e Dora Porto – com o propósito de romper com a hegemonia dos modelos bioéticos norte-sul (países centrais para os países periféricos), propondo análises diferentes para uma realidade específica. Ela estabelece uma série de referenciais que orientam as suas ações.
 

Considerando o texto acima, analise os referenciais descritos a seguir e classifique com (V) os verdadeiros e com (F) os falsos:
 

(   )  I.   A não universalidade das diferentes situações, com necessidade de contextualização dos problemas específicos em exame, dos respectivos referenciais culturais, religiosos, políticos, de preferência sexual etc.
(   )  II.  O respeito ao pluralismo moral, a partir das visões morais diferenciadas sobre os mesmos assuntos e constatadas nas sociedades plurais e democráticas do século XXI.
(  ) III. A inequívoca aptidão da bioética para constituir um novo núcleo de conhecimento necessariamente multi-intertransdisciplinar. 
(   )  IV. A característica de ser uma ética aplicada, ou seja, originária da filosofia e comprometida em proporcionar respostas concretas aos conflitos que se apresentam. 

Em seguida, assinale abaixo a alternativa que corresponde à sequência correta de F e V, de cima para baixo: ...
 




  • V, V, F, F

  • F, V, F, V

  • V. F, V, F

  • V, V, V, V

  • F, F, F, F