Vimos, com a leitura do texto, que a moral varia conforme o povo e conforme a época. Dessa forma, o que é aceitável para um povo pode não ser para outro e em uma mesma população, o que é aceitável em uma época pode não ser tempos depois. Isso significa que ...
As normas morais de um povo não podem ser questionadas por outro e nem as normas morais de uma época podem ser questionadas cm o passar do tempo.
Os preceitos morais estão intimamente relacionados à questão geográfica, de modo que numa determinada área as regras morais serão sempre diferentes das regras morais aceitas em outras áreas, sejam elas próximas ou distantes.
Quando Augusto Comte (1798-1857) diz que “a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas” ele nos orienta a fazer prevalecer nossas opiniões e modo de agir, sobre o restante da comunidade.
A moral, como um conjunto de valores compartilhados por uma população, afeta o modo com que as pessoas agem, visando ser aceitas naquela comunidade, mesmo que essas regras não estejam escritas ou registadas formalmente.
As regras morais são claramente estabelecidas, registradas e disponíveis para consulta, pois constituem o arcabouço de normas que regem as relações entre as pessoas que compõem uma determinada comunidade