SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
A data de 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e as estatísticas mostram cenário alarmante: a cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço.
Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal, mostram que, em 2019, ano pré-pandemia, foram concedidos 44.632 auxílios doença por acidente de trabalho, envolvendo os membros superiores, como as mãos, que estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes. Em 2020, ano em que muitas atividades pararam temporariamente e o home office teve grande adesão, os números caíram mais da metade, mas ainda assim, são relevantes: 16.278 casos, o que equivale a 44 acidentes por dia.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/em-2020-acidentes-de-trabalho-registraram-mais-de-16-mil-casos/
Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:
I- Para a maioria dos empregadores, o custo relacionada aos acidentes de trabalho de um funcionário é coberto pelo seguro de acidentes de trabalho, que paga por cuidados médicos e substitui parte da renda que o funcionário ferido perdeu durante a impossibilidade de trabalhar.
II- Não há cobertura, para os custos ocultos dessa lesão para a organização, como eficiência reduzida, custo de substituições de treinamento e aumento das despesas com horas extras. Quando um funcionário não consegue trabalhar, a produtividade geral diminui.
III- Os funcionários devem ser treinados para reconhecer os perigos e relatá-los à pessoa adequada para que o perigo possa ser corrigido o mais rápido possível. Os requisitos de trabalho que envolvem segurança devem ter prioridade sobre qualquer outro.
Está correto o que se afirma em: