DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
As inteligências conceituais, práticas e sociais influenciam o desenvolvimento das habilidades adaptativas de que trata a conceituação de Deficiência Intelectual proposta pela AAMR (2006) e referem-se ao “conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa para corresponder às demandas da vida cotidiana.” (LCKASSON et al., 2002, p. 14). A definição CORRETA destas habilidades pode ser encontrada em:
I - Habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. Habilidades sociais são relacionadas à competência social. Habilidades práticas são relacionadas ao exercício da autonomia.
II – A autoestima e a observância de regras, normas e leis são exemplos de habilidades conceituais. As habilidades interpessoais se referem a habilidades sociais.
III –. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A responsabilidade e autoestima são exemplos de habilidades sociais. Deslocar-se de maneira independente, utilizar meios de transporte, tomar medicação e manejar dinheiro são exemplos de habilidades práticas.
IV – O exercício da autonomia se relaciona às habilidades sociais. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A realização das atividades de vida diária está relacionada às habilidades práticas
V - As habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. As atividades ocupacionais, laborativas e relativas a emprego e trabalho estão relacionadas às habilidades práticas.
Marque a sequência correta: