DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e os serviços da Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva é CORRETO afirmar que:
I – A PNEE (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada estudante tenha possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, por meio de práticas educacionais organizadas, considerando todos e cada um.
II - A PNEE (2008) compreende a necessidade de uma ressignificação da dinâmica pedagógica, dos processos de ensino e aprendizado, dos currículos, das expectativas de aprendizagem, enfim, das dimensões que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos.
III – A PNEE (2008) define como público da Educação Especial os estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
IV – A inclusão escolar para o público da Educação Especial requer a oferta de recursos e estratégias que garantam o acesso ao conhecimento por meio de adequações de atividades, flexibilização de tempo, flexibilização curricular.
V - A inclusão escolar visa garantir os princípios da igualdade, equidade, autonomia, independência, equiparação de oportunidades, com o comprometimento de todos em atitude de parceria e colaboração em prol de garantir os direitos fundamentais de todos e de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas: