O percurso realizado pelo planejamento urbano no Brasil teve início em 1875 e pode ser subdividido em três períodos: 1875 – 1930; 1930 – 1992; 1992 – dias atuais. Essa evolução do planejamento urbano possibilita entender por que ainda ocorrem problemas exclusivamente urbanos como enchentes, alagamentos e trânsito caótico nos grandes centros.
De acordo com o que estudamos sobre o primeiro período, analise as informações a seguir e assinale a alternativa que apresenta apenas características relacionadas a essa fase:
Dentre as principais preocupações do primeiro período do planejamento urbano, tem-se o desenvolvimento das cidades e da ocupação do solo das atividades econômicas realizadas na cidade.
Os representantes do primeiro período do planejamento urbano sentiam grande preocupação com o local utilizado para as construções de casas, praças e rodovias, desse modo, foi instituído o Estatuto das Cidades, com o objetivo de ordenar o desenvolvimento da cidade e da propriedade urbana.
A construção de residências e o desenvolvimento de condições adequadas de saúde, locomoção e moradia para a classe mais pobre foi o objetivo do planejamento urbano no primeiro período.
O principal objetivo do primeiro período do planejamento urbano foi “embelezar” a cidade, rompendo com a era colonial, construindo grandes avenidas, praças e monumentos.
O principal marco do primeiro período foi a implantação de grandes fábricas e indústrias, voltadas para a geração de empregos.