FORMAÇÃO HUMANIZADA PARA A DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
A designação de leucócitos se aplica aos “elementos brancos figurados do sangue circulante, bem como a seus precursores nos centros hematopoéticos, que desempenham papel essencial no mecanismo de defesa do organismo”.
Abaixo estão citados alguns grupos de leucócitos e descrições. Assinale a alternativa que descreve corretamente os grupos de leucócitos com a sua descrição.
Os granulócitos caracterizam-se por apresentarem numerosos grânulos específicos em seu citoplasma e por possuírem um núcleo que exibe considerável variação de forma, ao passo que os linfócitos e monócitos apresentam núcleo que não se dividem.
Os linfócitos são grandes células que constituem de 4 a 8% do total dos leucócitos no sangue de um adulto saudável. Eles realizam fagocitose para defesa de nosso organismo.
Neutrófilos, basófilos e eosinófilos, se distinguem pela afinidade de seus respectivos grânulos para corantes ácidos, neutro e básicos, respectivamente.
Os granulócitos são grandes células que constituem de 4 a 8% do total dos leucócitos no sangue de um adulto saudável. Eles migram facilmente através das paredes dos vasos e se transformam em células fagocitárias.
Os monócitos são o subgrupo de leucócitos presente em maior quantidade em sangue periférico de um adulto.