ELETRÔNICA ANALÓGICA I


A retificação de onda onda completa monofásica pode ser realizada de 2 formas: através da retificação com transformador com derivação central e através de uma ponte retificadora. Podemos concluir que existem algumas diferenças entre os dois métodos de retificação. Dentre as afirmações abaixo, assinale a alternativa falsa.




  • Nos dois processo de retificação (ponte e Tap central) o sinal retificado será um sinal de onda completa com frequencia de 120Hz.

  • Na retificação em ponte, utiliza-se quadro diodos e já na retificação de Tap Central utiliza-se apenas 2 diodos

  • Na retificação de onda completa com derivação central, a tensão reversa nos diodos será 2 vezes a tensão aplicada na carga, isto é, será a tensão total do enrolamento secundário (PIV = Vsec), visto que nesta configuração temos em cada semicilco apenas a metade da tensão do enrolamento secundário aplicado na carga.

  • A retificação em ponte tem como vantagem a utilização de um transformador com secundário sem derivação central e a tensão reversa nos diodos será apenas a tensão do enrolamento secundário.

  • A retificação com derivação central ou Tap central, utiliza dois diodo para retificação, provocando uma queda de tensão de 1,4V por semiciclo, se considerarmos os dois diodos de silício.