ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA


A tendência atual do ensino de língua materna é a busca por métodos que estejam dentro de uma perspectiva que conceba a linguagem como processo de ação e de interação entre seres humanos, que estuda o uso da língua em situações dialógicas, percebendo as diferenças de sentido entre uma forma de expressão e outra. Assinale a alternativa que apresenta uma situação cuja prática de ensino do professor esteja de acordo com esta concepção de linguagem (ação e interação).

 




  • Um professor levou para a sala uma crônica de Fernando Sabino. Inicialmente, ele leu o texto  três vezes, em voz alta, para que os alunos pudessem ouvir o som das palavras que o constituíam. Em seguida, foi pronunciando palavra por palavra, repetidas vezes, enquanto os alunos procuravam imitá-lo. Em seguida, pediu aos alunos que decorassem o que o autor quis dizer com várias palavras e expressões do texto.

  • Uma professora de 5º ano do Ensino Fundamental diz a seus alunos que, a partir daquele momento, eles iriam estudar os tipos de sujeito, em português. Explica a eles que iria propor uma série de exercícios em que eles deveriam identificar os sujeitos, separá-los do predicado e classificá-los.

  • Um professor do 8º ano do Ensino Fundamental escreveu na lousa diversas regras sobre o uso dos pronomes do caso oblíquo e depois passou diversas atividades em que os alunos deveriam preencher as lacunas com o pronome correto.

  • O professor de uma turma de 1º ano do Ensino Médio leva para a sala de aula um editorial de um jornal. Antes de solicitar aos alunos que lessem o texto, o professor perguntou-lhes se eles o conheciam e qual a sua função na sociedade moderna. Em seguida, desafiou os alunos a descobrirem quem seriam o locutor e seu interlocutor nesse gênero de texto e perguntou-lhes que elemento linguístico é típico da estrutura desse gênero e porque esse elemento é essencial na linguagem jornalística.

  • Uma professora do 2º ano do Ensino Médio levou para a sala um poema de Carlos Drummond de Andrade, pediu a um aluno que fizesse a leitura do texto, e, posteriormente, solicitou aos alunos que retirassem do poema todos os verbos e fizessem a classificação dos mesmos, indicando o modo, o tempo e a pessoa.