LINGUÍSTICA II


Observe a seguinte situação:

 

Na realização de uma atividade de produção textual em dupla, dois alunos discutem sobre a pronúncia da palavra “problema”. Um dos alunos afirmava que o correto era “probrema”. O outro dizia que esta forma era usada por pessoas que não sabiam falar.

 

Agora, baseado nos seus estudos sobre variação linguística, informe o tipo de variável que você encontra na fala de um dos alunos e a postura do outro diante da fala do primeiro.




  • Variável linguística morfossintática na pronúncia do fonema "l" pelo primeiro aluno e uma postura preconceituosa e mal orientada da parte do segundo aluno.

  • Variável não linguística fonológica na pronúncia do fonema "l" pelo primeiro aluno e uma postura preconceituosa e mal orientada da parte do segundo aluno.

  • Variável linguística sintática na pronúncia do fonema "l" pelo primeiro aluno e uma postura preconceituosa e mal orientada da parte do segundo aluno.

  • Variável linguística fonológica na pronúncia do fonema "l" pelo primeiro aluno e uma postura preconceituosa e mal orientada da parte do segundo aluno.

  • Variável linguística semântica na pronúncia do fonema "l" pelo primeiro aluno e uma postura preconceituosa e mal orientada da parte do segundo aluno.