BIOLOGIA EVOLUTIVA
A construção da oposição total entre as teorias evolucionistas de Jean-Baptiste Lamarck e de Charles Darwin foi utilizada, em fins do século XIX e início do século XX, para classificar autores que escreviam sobre a evolução, mesmo aqueles que não eram cientistas. Claire Richter, em Nietzsche e as teorias biológicas contemporâneas, afirma que o lamarckismo de Nietzsche é muito pronunciado, e, para isso, distingue o que é propriamente darwiniano e propriamente lamarckiano. Por que Richter tenta mostrar a presença, mesmo inconsciente, de um lamarckismo em Nietzsche? Seus esforços são, por vezes, até mesmo claramente grosseiros e forçados. A autora, na realidade, efetua dois procedimentos de simplificação. Em primeiro lugar, na diferenciação entre os pensamentos de Lamarck e Darwin; e, depois, na classificação de Nietzsche como lamarckista e, consequentemente, como eugenista. No primeiro caso, ela não só desqualifica o darwinismo nos textos nietzschianos, mas desqualifica o próprio pensamento de Darwin, pois considera algumas noções darwinianas como já presentes em Lamarck ou em Erasmus Darwin. A chave da questão está, para nós, na diferença que a autora faz entre a seleção natural e a herança dos caracteres adquiridos e na relação que ela estabelece entre essas noções e o eugenismo. A seleção natural e a herança dos caracteres adquiridos definem claramente, para Richter, as teorias darwinistas e lamarckistas, respectivamente.
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ss/v9n4/a04.pdf. Acesso em: 23 nov.2016.
Considerando as informações acima e os estudos sobre Biologia evolutiva, analise o questionamento a seguir:
Na Lei da herança dos caracteres adquiridos, postula-se que as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes. Por exemplo, os músculos de um atleta aumentam de força e volume se usados intensamente, mas diminuem se o exercício é suspenso; as crianças nunca herdam dos pais tais caracteres adquiridos.
Essa teoria foi proposta por: