SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
A crescente demanda mundial por bens de capital e de consumo, juntamente com a necessidade de um tipo de manufatura sustentável e ecológica, levou ao quarto estágio da industrialização, o chamado fenômeno Indústria 4.0.
Isso foi mencionado pela primeira vez na Alemanha em 2011 como uma proposta para o desenvolvimento de um novo conceito de política econômica baseado em estratégias de alta tecnologia que pudessem conectar digitalmente tudo dentro e ao redor de uma operação de manufatura em uma cadeia de valor altamente integrada. Através de um maior nível de automação, interconexão e informatização, a Indústria 4.0 visa melhorar o desempenho operacional para alcançar uma produtividade aumentada, customizada e flexível.
Esta nova tendência industrial conduz inevitavelmente a uma organização do trabalho inovadora e diferenciada de execução das tarefas, o que impactua a saúde e segurança dos trabalhadores envolvidos.
Sob esta perspectiva, há a necessidade de atribuir responsabilidade aos sujeitos entrelaçados neste processo. Dentre eles:
I- Os empregadores são responsáveis no que diz respeito à saúde e segurança no local de trabalho. Eles são legalmente obrigados a manter seus funcionários e qualquer pessoa que possa ser afetada por seus negócios protegidos contra danos, incluindo clientes, visitantes do local de trabalho, trabalhadores temporários e contratados.
II- Os trabalhadores são responsáveis pela saúde e segurança porque, sem o seu envolvimento, as empresas não seriam capazes de implementar medidas de segurança de forma eficaz. Os funcionários precisam estar de acordo com as políticas e precisam saber quais precauções de segurança aplicar e quando.
III- Os diversos membros são responsáveis pela institucionalização de uma cultura voltada para o atendimento das demandas da indústria 4.0, sobretudo cuidando para que a saúde e segurança dos envolvidos no processo produtivo seja prioridade em qualquer sistema coorporativo.
Está correto o que se afirma em: