ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GEOGRAFIA


A importância dos mapas principalmente na Geografia é fundamental. Mapas são produções culturais de discursos sobre o território. Assim sendo, é possível através dos mapas ler a sociedade como um todo. A importância dos mesmos reside na sua leitura, e não exclusivamente na sua elaboração técnica. Pode-se estabelecer aqui um paralelo entre a entre a leitura de textos e a de mapas: aprendemos a ler criticamente textos, chegando ao refinamento de desvendar sua ideologia, intenções e opções teórico-metodológicas, mas não aprendemos a fazer exercício semelhante em relação aos mapas. O exercício da leitura crítica de material escrito nos orienta na produção de nossos próprios textos. Os mapas copiamo-los, literalmente, ou produzimo-los sob um conjunto rígido de técnicas e, pior, não percebemos o conteúdo ideológico e, às vezes, até mitológico do que estamos produzindo. ( Texto adaptado).

Considerando o texto e seus estudos realizados ao longo do curso, pode-se explicar o papel da representação espacial na construção do conhecimento crítico e reflexivo da realidade, no ensino da Geografia. Portanto, está correto o que se afirma em:

I. A cartografia é uma linguagem que permite ao estudante compreender as diversas representações do mundo, seja ela espacial, política, econômica, simbólica, cultural, religiosa, social, ambiental, etc).

II. A alfabetização cartográfica no ensino de Geografia, possibilita que os estudantes aprendam a interpretar relações (seja de poder, sociedade/natureza, de temporalidade, causa/efeito), processos e fenômenos.

III. A elaboração de mapas possibilita que os estudantes materializem conceitos geográficos como escala, lateralidade, topologia, extensão, dinâmica, distâncias, entre outros e, também que contextualizem seus próprios conhecimentos acerca da realidade em que vivem.

IV. O mapa  é uma ferramenta importante na formação de um leitor espacial crítico, para aquele que consegue compreender a dinâmica de poder contida nas informações representadas e relacioná-las às práticas espaciais.

V. O mapa não contribui para a leitura do território e muito menos para a de mundo, somente uma leitura abstrata de determinados espaços nos leva ao entendimento geográfico dos espaços.

Está correto o que se afirma em:

 

 

 




  • I, III, V. 

  • I, III, IV, V. 

  • III, IV. 

  • I, II, III, IV. 

  • I, II, III, IV, V.Â