ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GEOGRAFIA


Na cidade, a distância entre os desiguais não se opera mais, a partir da lógica de periferização dos mais pobres e de destinação, aos mais ricos, das áreas centrais e pericentrais, as mais bem dotadas de meios de consumo coletivo ( infraestruturas, equipamentos e serviços urbanos). Os sistemas de segurança urbana oferecem condições para que a separação possa se aprofundar, ainda que justaponham, no "centro" e na "periferia", segmentos sociais com níveis desiguais de poder aquisito e com diferentes interesses de consumo.                                                      ( Texto adaptado).

 

Considerando novas e velhas dinâmicas da segregação espacial nas cidades brasileiras na contemporaneidade, avalie as afirmações a seguir:

I. A segregação espacial é consequência da existência dos sistemas de segurança, que promovem a segregação dos ricos em relação aos pobre.

II. A segregação espacial tem relação com as diferenças de classes sociais, que resultam na fragmentação do espaço em áreas com melhores condições de infraestrutura e outras com escassez de serviços urbanos.

III. O uso dos sistemas de segurança vem permitindo que a segregação espacial possa aprofundar-se, opondo diferentes segmentos e classes sociais, tanto no centro quanto em outras áreas das cidades.

Está correto o que se afirma em:




  • I, II, III. 

  • II. 

  • I. 

  • I, III. 

  • III.