ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Os vertebrados são, como todos os cordados, em princípio, animais segmentados e de simetria bilateral. Externamente esta simetria fica quase sempre rigorosamente conservada, enquanto a disposição dos órgãos internos pode se tornar mais ou menos assimétrica. A segmentação manifesta-se nitidamente durante a embriogênese, atenua-se, porém, no estado adulto cada vez mais, manifestando-se, no entanto, em relação a certos órgãos até nas classes mais superiores. Por outro lado, falta por completo uma segmentação externa.

Até recentemente, o aparecimento das baleias era um dos mistérios mais inexplicáveis enfrentados pelos biólogos evolucionários. Sem pelos e membros posteriores, e incapazes de ir à terra sequer para um gole de água fresca, os cetáceos atuais são um desvio dramático da norma dos mamíferos” (Scientific American Brasil, n.1, 2002, p. 64).

Considerando as informações do texto, podemos afirmar que a característica acentuada que inclui os cetáceos (baleias) na Classe Mammalia, apesar de sua aparência pisciforme, está conexa ao fato desses animais:




  • apresentarem reprodução sexuada, com fecundação externa.

  • serem diblásticos e celomados.

  • serem acelomados e deuterostômios.

  • apresentarem circulação fechada, dupla e incompleta.

  • respirarem por meio de pulmões.