ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Os anfíbios evoluíram a partir de ancestrais de nadadeiras lobadas cerca de 50 milhões de anos após o aparecimento dos peixes ósseos. A classe atingiu seu ápice após mais 75 milhões de anos, no Carbonífero Superior, mas continuou abundante até o final do Triássico. Relativamente poucos tipos de anfíbios sobreviveram até o presente, mesmo assim, distribuindo-se em áreas tropicais e temperadas de todo o mundo, seus hábitos e habitats são diversos. Os anfíbios adultos possuem bocas amplas e uma língua carnosa que, nos animais viventes, está fixada na região rostral da maxila inferior. Um dos ossos que sustentavam as mandíbulas do ancestral pisciforme se converteu em um ossículo da orelha, contribuindo para a audição no ar. Geralmente há pulmões e ocorre alguma respiração por meio da pele e por áreas da mucosa bucal e faríngea. Desenvolveram-se pálpebras e glândulas para umedecer os olhos.

Considerando as informações do texto acima e as características fisiológicas, evolutivas e comportamentais da Classe Amphibia, analise as assertivas abaixo.

                                                                                                                                                                      

I)  Os anfíbios são importantes predadores de insetos e de outros invertebrados pequenos, e muitos são os principais vertebrados predadores em pequenas aberturas úmidas encontradas em troncos caídos, embaixo de pedras e casca de árvores, no folhiço e no chão.

II)  Os pulmões e as nadadeiras lobadas de peixes crossopterígios foram aspectos-chave na transição dos vertebrados da água para o ambiente terrestre.

III) Em certas regiões dos trópicos, as florestas são tão úmidas e tão regularmente encharcadas por chuvas torrenciais que a superfície das folhas se mantém continuamente molhada e as rãs podem viver nelas permanentemente.

É CORRETO afirmar que:




  • somente as assertivas I e III estão corretas.

  • somente a assertiva I está correta.

  • somente as assertivas I e II estão corretas.

  • as assertivas I, II e III estão corretas.

  • somente as assertivas II e III estão corretas.