ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


A maioria dos anfíbios caudados modernos tem quatro membros relativamente frágeis, que não são adaptados para a movimentação rápida na terra. Geralmente, as pernas anteriores têm quatro dedos e as posteriores, cinco. Entretanto, algumas espécies mostram uma redução acentuada dos membros. As espécies do gênero Siren do sudeste dos Estados Unidos e do vale do Mississipi possuem apenas os membros peitorais. O gênero Pseudobranchus, próximos a ele, não tem os membros posteriores, e os dedos anteriores encontram-se reduzidos, de quatro para três. Em certas salamandras do sul dos Estados Unidos, os membros são extremamente pequenos em relação ao tamanho de seu corpo, e os dedos podem ser reduzidos a dois ou três. Apesar da maioria das salamandras serem terrestres ou aquáticas, algumas espécies são arborícolas (ORR, 1999).

Salamandra: Classe Amphibia.

Fonte: Acervo do autor.

Considerando o texto acima e as características morfofisiológicas dos anfíbios caudados, podemos afirmar que esses animais:




  • são tetrápodesendotérmicosovíparos, caracterizados por possuírem apêndices locomotores e ossos pneumáticos. 

  • são pecilotermos, também chamados de urodelos, apresentam o corpo alongado, patas curtas e uma cauda relativamente longa. A pele é úmida e lisa em decorrência da presença de numerosas glândulas mucosas. 

  • são homeotermos, ovíparos e geralmente enterram seus ovos na areia, barro ou solo. Os ovos tendem a ser esféricos ou ovais, e seu número varia com a espécie, idade e tamanho da fêmea. Geralmente, eles são envoltos por uma casca dura, mas, em algumas espécies, a casca pode ser bastante fina.

  • são pecilotermos, também chamados de escamados, apresentam pele seca e poucas glândulas mucosas. São ovíparos e geralmente enterram seus ovos na areia, barro ou solo. Os ovos são envoltos por uma casca dura, mas, em algumas espécies, a casca pode ser bastante fina.

  • são homeotermos, a pele consiste em uma epiderme fina e uma derme bem desenvolvida, com nervos e vasos sanguíneos. Possuem placas ósseas.