ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Muitos hibernantes mantêm a temperatura corpórea próxima ao ponto de congelamento durante a hibernação. A taxa metabólica necessária para sustentar o animal em hibernação pode ser apenas um quinto da taxa metabólica basal, o que representa uma grande economia de energia. Muitas espécies de mamíferos, tais como morcegos, esquilos e ursos (VIDE Figura), hibernam.

Considerando as informações do texto e as características fisiológicas dos animais vertebrados, analise as afirmações que se seguem:

I)  A alimentação dos vertebrados varia desde organismos microscópicos (diatomáceas, algas) até organismos muito grandes, dos passivos (plantas) aos pouco passivos (maioria dos moluscos) e até os muito ativos, dos nutritivos (insetos, vermes) aos de baixo valor nutritivo (talos vegetais), aos indefesos, aos protegidos, e dos amplamente disponíveis aos altamente restritos.

II) Embora as células do corpo utilizem energia continuamente, a maioria dos animais não come continuamente. Os humanos costumam se alimentar com várias refeições por dia, um leão pode comer uma vez em vários dias, uma jiboia pode alimentar-se uma vez por mês, e animais em hibernação podem ficar de 5 a 6 meses sem comer. Portanto, os animais necessitam armazenar moléculas “combustíveis” que podem ser liberadas, quando necessário, entre as refeições.

III) A biomecânica da alimentação aquática é: muito distinta daquela da alimentação terrestre, pois o meio, a água, é 830 vezes mais denso e 80 vezes mais viscoso do que o ar. Isso tem consequências importantes: o movimento de um predador, quando se aproxima de sua presa, pode afastá-la para fora de seu alcance.

Considerando as afirmações acima, podemos afirmar que:




  • I, II e III estão corretas.

  • I e III estão corretas.

  • II e III estão corretas.

  • somente a afirmação III está correta.

  • I e II estão corretas.