ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


O que é um vertebrado?

Você, provavelmente responderia que é um animal que possui coluna vertebral, conferindo-lhe sustentação do corpo, mas para descrever os vertebrados, devemos utilizar não somente as características únicas ao grupo, mas também aquelas que os posicionam entre os grupos relacionados, pois, na análise cladística moderna, o parentesco entre diferentes grupos taxonômicos só pode ser estabelecido utilizando-se caracteres derivados compartilhados, como base da classificação. Desde a edição do livro: A origem das espécies, de Charles Darwin, já se falava do compartilhamento de similaridades funcionais entre as espécies. Grupos de diferentes espécies evoluíram a partir de um ancestral comum que possuía essas mesmas características; em geral, quanto mais homologias duas espécies compartilham, mais próximas, evolutivamente, elas estão.

Considerando o texto acima e seus estudos em seu livro: Zoologia, analise a veracidade das afirmações a seguir.

I) Órgãos homólogos são aqueles que, nos diferentes grupos animais, têm a mesma origem embrionária, mostrando que as espécies possuem um ancestral comum, mas realizam funções diversas, podem ou não ser funções semelhantes. O braço do homem e a asa de uma ave, por exemplo, indicam que, embora sejam diferentes, tiveram origem comum.

II) Órgãos análogos não possuem a mesma origem embrionária, mas suas funções são semelhantes. É o caso das asas de aves e de insetos.

III) A notocorda é um bastão de consistência gelatinosa, envolto por tecido conjuntivo fibroso, que percorre o corpo do animal longitudinal e dorsalmente, situando-se entre o sistema neural e o tubo digestivo, pelo menos em alguma fase da vida do animal.

IV) O tubo neural dorsal: é constituído por um tubo de paredes espessas, estendendo-se longitudinalmente, situado dorsalmente, logo acima da notocorda.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:




  • II, III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I, II e III, apenas.

  • I, apenas.

  • I e IV, apenas.