BRASIL CONTEMPORÂNEO: SÉCULOS XX E XXI
O seguinte texto aborda as questões mais prementes relativas ao panorama social e político que resultou na chamada Revolução de 1930. Leia-o com atenção:
A divergência entre Minas e São Paulo abriu espaço para que outras disputas e pretensões, sufocadas num passado não muito distante, pudessem ressurgir. Nesse contexto, em julho de 1929, contando com o apoio mineiro, foi lançada a candidatura de Getúlio Vargas, ex- Ministro da Fazenda de Washington Luís e então governador do Rio Grande do Sul, tendo como vice na chapa dissidente o governador da Paraíba, João Pessoa. Estava formada a Aliança Liberal, uma coligação de forças políticas e partidárias pró-Vargas. Sua base de sustentação era o situacionismo de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, e mais alguns grupos de oposição ao governo federal de vários estados, tais como o Partido Democrático (PD), criado em 1926 em São Paulo, e facções civis e militares descontentes. Com uma composição cuja característica mais pronunciada era a heterogeneidade, a Aliança Liberal explicitava as dissidências existentes no interior das próprias oligarquias estaduais. (FERREIRA, Marieta de Moraes e PINTO, Surama Conde Sá. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do liberalismo excludente da Proclamação da República à Revolução de 1930. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 403)
Considerando os apontamentos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Aliança Liberal surgiu como um contraponto à ordem vigente, uma coligação oposicionista, formada por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, com o objetivo de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições de 1º de março de 1930.
( ) No contexto discutido, São Paulo colocaria outro paulista na presidência, era evidente que Minas Gerais não concordaria com a manobra. É bom ressaltar que, até certa altura, os grupos do Rio Grande do Sul estavam satisfeitos com sua posição na política nacional.
( ) A Aliança Liberal voltava-se para a defesa do voto secreto, da implantação da Justiça eleitoral, para a independência do judiciário, anistia dos revolucionários de 1922, 1924, 25 e 27 e extensão das medidas protecionistas para outros produtos além do café, como também da legislação trabalhista para defesa dos trabalhadores.
( ) Nesse sentido, a Aliança Liberal não pode ser vista como um partido político, mas como uma forma de pressão para reivindicar os interesses dos grupos não vinculados aos interesses do café.
Assinale a alternativa com a sequência correta: