BRASIL CONTEMPORÂNEO: SÉCULOS XX E XXI
Após refletir sobre as condições de trabalho e exploração que caracterizaram a economia do setor urbano e industrial do período republicano, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I - Os baixos salários recebidos pelos trabalhadores contribuíram para a formação das fábricas. O maquinário pagava-se com o excedente resultante da pouca despesa com salários e a proteção aduaneira com que contava o setor industrial.
II - Os baixos salários foram responsáveis, também, pela má qualidade da habitação em que residiam os trabalhadores, cortiços sem infraestrutura adequada e sem privacidade que permitiam a promiscuidade. Não havia leis sociais ou trabalhistas, o desemprego era um fantasma sempre presente, assombrando a todos.
III - Reprimiam-se com violência as manifestações dos trabalhadores por melhores salários, condições mais favoráveis e menos insalubres, além da redução da jornada de trabalho, que chegava a mais de 14 horas por dia, sem seguro de acidente do trabalho, sem proteção à mulher e à criança.
IV - As lutas dos trabalhadores, no início do século, estavam vinculadas como você viu, à revolta dessas pessoas em virtude dos baixos salários pagos por jornadas desumanas, quando o que recebiam não era suficiente para comprar o que necessitavam. Ou seja, vendia-se caro o que custou pouco para se produzir.
É correto o que se afirma em: