CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


O filme “Náufrago”, estrelado pelo ator americano Tom Hanks, conta a história de uma pessoa que passa a viver sozinha numa ilha deserta após sofrer um acidente aéreo e ser o único sobrevivente. Um ponto marcante do filme é a relação estabelecida por ele e uma bola de vôlei que chamava de “Wilson”. Esta relação corrobora a afirmação de Aristóteles de que: “o homem é um animal social”. Diante deste cenário, assinale a alternativa correta:




  • O indivíduo somente tende a se associar quando se vê num estado de extrema necessidade. Assim, a sociabilidade humana depende da verificação, por parte dos indivíduos, dos fatores que possam permitir a satisfação de seus próprios egos.

  • Não é possível fazer qualquer relação entre a afirmação de Aristóteles e o filme, uma vez que as necessidades de convívio das pessoas somente podem ser supridas pelo contato com outros homens.

  • A relação firmada pelo personagem com a bola de vôlei demonstra um comportamento humano tendente à agregação. Faz parte da natureza humana a necessidade de associação, mesmo que exista divergências sobre as motivações para tal.

  • O processo de socialização não é um processo destinado a integrar o indivíduo ao grupo, visto que tal movimento é unicamente de responsabilidade e interesse dele. Assim, é possível afirmar que o isolamento social se dá também por escolha.

  • Mesmo que a relação entre o náufrago e a bola de vôlei pudesse ser encarada como uma necessidade humana, tal relação somente pode ser estabelecida neste caso, pois com a solidão o indivíduo passou a desenvolver necessidades estranhas aos seus instintos.