ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


Em decorrência das políticas educacionais implantadas pelos organismos internacionais (Banco Mundial, UNESCO, FMI e outras), o governo instituiu formas regulamentadas por lei sobre a avaliação dos sistemas de ensino e da escola, e, com base nos resultados dessas avaliações, as políticas públicas educacionais são planejadas e implantadas. Diversas instâncias de avaliação da educação foram criadas, abrangendo diversos níveis de ensino, entre elas estão: 

I- SAEB

II- ENEM

III- ENADE

Faça a associação, de acordo com a instância a que se aplica cada tipo de avaliação e aos objetivos de cada tipo particular de avaliação:

 

(   ) Educação Básica

 

(   ) Ensino Médio

 

(   ) Ensino Superior

 

(   ) identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta; promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia.

(   ) com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, busca contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.

(   ) tem por objetivo a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino, fornecendo informações sobre a qualidade, a equidade, e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.

A ordem correta é a da opção:





  • III, II, I, I, II, III

  • I, II, III, I, II, III

  • I, II, III, II, III, I

  • II, I, III, II, III, I

  • I, II, III, III, II, I