CONVERSÃO DE ENERGIA


De acordo com Chapmam (2013), atualmente, quase todos os principais sistemas de geração e distribuição de potência no mundo são sistemas elétricos trifásicos de corrente alternada, e como esses sistemas trifásicos desempenham um papel importante na vida moderna, é necessário compreender como os transformadores são utilizados dentro deles. Em conformidade com o mesmo autor, os transformadores são circuitos trifásicos que podem ser construídos de uma ou duas maneiras: simplesmente tomar três transformadores monofásicos e ligá-los em um banco trifásico (fig.1) ou construir um transformador trifásico que consiste em três conjuntos de enrolamentos que envolvem um núcleo comum (fig.2).

Relacionado com esse assunto, avalie as afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Depois, assinale a resposta correta entre as opções fornecidas.

  1. Um transformador trifásico com apenas um núcleo de ferro é: mais leve, de menor tamanho, de custo mais baixo e levemente mais eficiente.
  2. O uso de três transformadores monofásicos separados para constituir uma bancada transformadora trifásica tem a vantagem de que cada unidade do banco pode ser individualmente substituída, no caso de ocorrer alguma avaria.
  3. Para transformadores trifásicos os cálculos de impedância, regulação de tensão e eficiência são realizados tomando uma fase de cada vez.
  4. Para os enrolamentos mostrados nas figuras 1 e 2, em uma configuração Δ-Y, no enrolamento primário, os finais dos três enrolamentos np1, np1 e np3 devem ser conectados e no secundário o final do enrolamento ns1 deve ser ligado início de ns2, o final de ns2 ao início de ns3 e o final de ns3 ao início de ns1.

É correto o que se afirma em




  • apenas 1 e 2

  • apenas 3 e 4

  • apenas 2 e 3

  • 1, 2, 3 e 4

  • apenas 1, 2 e 3