GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


Leia e analise o texto abaixo, sobre o tema mobilidade urbana:

“Junho de 2013 colocou a mobilidade urbana na pauta do debate nacional, seguindo o espaço já ocupado pela mobilidade social e de renda, e o discurso dos feitos sociais da dita nova classe média. Mas os que passam a se deslocar não são necessariamente saudados nas ruas, shoppings e aeroportos. As fraturas sociais são profundas, o Estado não executa políticas estruturais de inclusão e cidadania, e os conflitos urbanos formam o quadro dessa condição. ”

(Mobilidade e movimentos sociais: cidade em disputa. Reportagem de 31/10/2013. Disponível em https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cidades/Mobilidade-e-movimentos-sociais-cidade-em-disputa/38/29403. Acesso em Out. 2018)

 

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre movimentos sociais na área de mobilidade urbana, assinale a alternativa correta:

 




  • Ocorreram sistematicamente no Brasil, desde a década de 1940, representando relevância nas ações administrativas municipais. Simbolizaram importante instrumento de controle e tomada de decisões governamentais.  

  • Receberam apoio de dois setores muito relevantes - construção de infraestrutura viária e construção civil -, com interesses claros e críticos em relação à sociedade do automóvel, o que permitiu vários avanços.

  • Foram tão significativos na história do Brasil, que promoveram verdadeiras revoluções na insegurança do trânsito e na deterioração do meio ambiente, com leis rígidas em âmbito nacional e auxílio de entidades estrangeiras.

  • Não ocorreram de forma permanente e sistemática no Brasil. O único movimento de maior expressão foi o de protesto pelas más condições do transporte coletivo e pelo conflito entre a tarifa e a renda dos usuários.

  • Defenderam o uso do automóvel, se aliando ao Estado e, portanto, às elites econômicas e políticas, operacionalizadas pela burocracia e pela tecnocracia dos órgãos públicos, para juros e impostos mais favoráveis.