METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA


Leia o texto a seguir:

 

Não bastasse a recente onda de negacionismo e politização, a ciência se vê agora ameaçada pela judicialização. Não que a ciência deva atuar sem limites legais e éticos, mas a ingerência direta de tribunais e a interferência de outros atores do sistema jurídico - sem conhecimento adequado dos tempos e processos da ciência - na prática científica arriscam tolher a liberdade de pesquisadores e a consequente produção de conhecimento, fundamentais para o desenvolvimento e proteção da sociedade. Só nos últimos meses, vimos vir a público alguns exemplos deste movimento. Para além de folclóricos casos como o do eletrotécnico Josênio dos Anjos, de 48 anos, que ganhou as redes no mês passado por ter registrado um boletim de ocorrência (BO) contra o há muito falecido físico alemão Albert Einstein na delegacia da cidade de Guaraí, interior do Tocantins, acusando-o de ter cometido “erros incontáveis” em sua consagrada Teoria da Relatividade – que não corre nenhum risco em função desta ação -, outros episódios têm repercussões mais concretas.

 

(BAIMA, Cesar. Quando a ciência vai para o banco dos réus. In: Revista Questão de ciência. Disponível em: < https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/index.php/artigo/2021/01/13/quando-ciencia-vai-para-o-banco-dos-reus> Acesso em: fev. 2021. Adaptado).

 

Com base no texto, assinale a alternativa correta em relação às concepções ingênuas sobre ciência.

 




  • As decisões científicas devem ser sempre levadas como verdadeiras, pois os cientistas possuem posições neutras em relação às suas concepções de mundo.

  • Todo trabalho científico pode ser questionado, desde que se apresente os erros a partir de estudos com fortes evidências contrárias.

  • A opinião de todos devem ser respeitadas, mesmo que não faça o menor sentido do ponto de vista científico.

  • A ciência sempre foi questão de muitos debates. No entanto, os cientistas sempre tem razão em relação às suas pesquisas, pois são feitas com rigor científico.

  • A ciência é formada apenas de grandes gênios, como Albert Einstein.