FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO
Sabemos que o agronegócio brasileiro possui uma história e consequentemente uma evolução e o surgimento do agronegócio está relacionado com o processo de intensificação da atividade industrial, seja pelo surgimento de bens de capital e insumos agrícolas, seja pelo deslocamento das massas de trabalhadores do meio rural para o meio urbano, tal como se verificou nos principais países industrializados a partir da revolução verde. Neste contexto, considere as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta:
I. A dinâmica da constituição do agronegócio foi realizada a partir do processo de modernização da agricultura considerada, pela literatura, como conservadora, ou seja, caracterizada por inovar as condições de produção realizadas nas grandes propriedades, porém, mantendo a estrutura fundiária concentrada.
II. O processo produtivo na agricultura tornou-se mais intensivo em capital (emprego de máquinas, insumos químicos e industriais), com a introdução e/ou substituição de cultivos voltados para o mercado interno (commodities) e a utilização intensiva do trabalho assalariado.
III. Em um primeiro momento, o processo de modernização da agricultura, base para a formação do agronegócio, esteve restrito pela capacidade de compra das exportações. No entanto, em meados da década de 1970, na medida em que este processo foi se intensificando com o desenvolvimento das indústrias voltadas especificamente para atender as demandas do setor agropecuário, (máquinas, equipamentos, defensivos, adubos, vacinas, rações e outros insumos), esse processo tornou-se autônomo, permitindo que a modernização da agricultura passasse a ser endógena e irreversível, no sentido de que uma regressão da base técnica implicaria também em uma regressão da produção agrícola.