GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


As políticas de mobilidade urbana do Brasil podem ser compreendidas a partir de dois pilares, a saber: a urbanização (acelerada) e a constituição da indústria automobilística no país. Esses processos se desenrolaram no Pós-Guerra, especialmente, a partir da década de 1950.

Entre os desdobramentos dos pilares supracitados podemos afirmar que:

  1. A alocação de pessoas em ambiente urbano, frente à ampliação das dimensões da cidade, constituiu a demanda por transporte público regular.
  2. A constituição da indústria automobilística representou a oferta mais acessível de veículos particulares, que passaram a disputar com o transporte público.
  3. Quando os veículos particulares começaram a ser produzidos com regularidade, os preços eram baixos, permitindo o acesso de grupos populares.  
  4. Graças à forte presença do Estado nos conflitos de uso e ocupação do solo urbano, desde o início da urbanização brasileira houve preferência pelo transporte público.
  5. A indústria automobilística tornou-se muito importante para o governo federal, graças à considerável e crescente receita de impostos gerados pelo setor.

Estão corretas as assertivas:

 




  • 3, 4 e 5.

  • 1, 3 e 5.

  • 2, 3 e 4.

  • 1, 2 e 5.

  • 1, 2 e 3.