GEOGRAFIA URBANA


A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade. Considerando os estudos sobre o papel das cidades analise as afirmativas abaixo.

 

I- Um dos resultados concretos da articulação entre os lugares, que permitiu a constituição da rede urbana, foi a interdependência entre as cidades, que provocou, ao longo do tempo, a subordinação de umas ás outras, ao que se deu o nome de hierarquia urbana.

II- Entre as cidades comerciais modernas, por conta do nível de autonomia de que gozavam, não se observava interdependência, ainda que mantivessem relações entre si.

III- Havia cidades de tamanhos e importâncias diferentes, o que não decorria especificamente das relações entre elas, mas da magnitude de seus mercados, e da força política e econômica de sua classe dominante.

IV- As cidades pós-Revolução Industrial desempenhavam cada vez mais seus papéis a partir da posição que ocupavam na rede urbana, da magnitude de suas relações econômicas, da quantidade de capital ali acumulado, da sua condição ou não de centro de decisões.

 

É correto o que se afirma em

 

 




  • II e III, apenas

  • III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I e II, apenas.

  • I, apenas.