GEOGRAFIA URBANA


A cidade é o lugar onde se concentra a força de trabalho e os meios necessários à produção em larga escala a industrial, e, portanto, é o lugar da gestão, das decisões que orientam o desenvolvimento do próprio modo de produção, comandando a divisão territorial do trabalho e articula a ligação entre as cidades da rede da rede urbana e entre as cidades e o campo. Determina o papel do campo neste processo, e estimula a constituição da rede urbana.

(SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. 10. Ed. São Paulo: Contexto, 2000).

 

Considerando o texto acima e os estudos sobre a urbanização de hoje analise as afirmativas abaixo.

 

I- A acentuação da especialização funcional que a indústria provocou, estendeu-se para o campo, o que transformou a paisagem rural e reflete os interesses do capitalismo.

II- A cidade passou a ser o lugar de toda a produção agrícola da sua transformação industrial, da sua comercialização, e, portanto, da sua redistribuição para o campo.

III- A acentuação da articulação entre a cidade e o campo, transformou o rural em espaço altamente dependente do urbano, aumentando o consumo e os serviços do urbano pelo rural.

IV- A homogeneização das paisagens e dos hábitos que o capitalismo desenvolve (a essência) não pode ser confundida com uma homogeneização dos papéis dos lugares (a aparência).

 

É correto que se está contido em:




  • III e IV, apenas.

  • I, apenas.

  • I, II e III, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II, III e IV.