GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

Plano Diretor não protege maioria dos municípios contra desastres naturais

O principal instrumento de orientação do desenvolvimento das cidades não prepara a maioria dos municípios brasileiros para enfrentar desastres naturais. Apenas 11,40% dos 5.570 municípios brasileiros contemplam, em seu Plano Diretor, a prevenção de escorregamentos ou deslizamentos de encostas. Pouco mais de um quarto deles (1408) contam com o mesmo mecanismo para dirimir o impacto de enchentes ou inundações graduais, enxurradas e inundações bruscas. Os dados são da pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic), que teve sua versão mais recente divulgada em 2017 pelo IBGE. A ausência de plano de gestão para essas ocorrências é especialmente preocupante na região Sul, onde 53,9% dos municípios foram atingidos por alagamentos, 51% por enchentes ou enxurradas, 25% por deslizamentos e 24,5% por erosão acelerada apenas no ano de divulgação da pesquisa.

Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/cau-sc/conselho-de-arquitetura-e-urbanismo-sc/noticia/2019/06/05/plano-diretor-nao-protege-maioria-dos-municipios-contra-desastres-naturais.ghtml. Acesso em: 3 dez. 2019.

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

 

I – A fase de preparação inclui o desenvolvimento de sistemas, procedimentos e recursos para o atendimento das populações atingidas.

II – A prevenção é um conjunto de ações que buscam evitar a ocorrência de um desastre natural ou humano.

III – A simples observância de códigos de postura, de normas de parcelamento e uso do solo, poderia reduzir as consequências dos desastres.

IV – A preparação para emergências e desastres pode ser alcançada com mudança cultura, motivação e articulação empresarial, entre outras medidas.

 

É correto o que se afirma em:




  • I, II, III e IV.

  • I, II e III, apenas.

  • III, IV e V apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I e VI apenas.