GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Coloração verde do Rio Tietê é amenizada, mas bióloga alerta que poluição continua

 

[...] As águas do Rio Tietê em Arealva (SP) voltaram a coloração azul escura depois de dias com uma camada esverdeada. O problema é um dos resultados da poluição que afeta a qualidade das águas do rio. Apesar de ter voltado a normalidade na região de Arealva, isso não quer dizer que o rio está livre das consequências da poluição [...] (G1 GLOBO, 2019).

G1 GLOBO. Coloração verde do Rio Tietê é amenizada, mas bióloga alerta que poluição continua. 2019. Disponível em: < https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2018/10/05/coloracao-verde-do-rio-tiete-e-amenizada-mas-biologa-alerta-que-poluicao-continua.ghtml>. Acesso em: 8 out. 2019.

Considerando o contexto apresentado e as causas e consequências da poluição das águas, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

I – O processo observado no Rio Tietê em Arealva é chamado de eutrofização, causado pelo aumento de nutrientes (fósforo e nitrogênio) na água

PORQUE

II – O fósforo e nitrogênio são nutrientes utilizados por organismos aquáticos, sobretudo as algas, para o seu crescimento e proliferação, ocasionando a cor esverdeada da água.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.




  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

  • A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições falsas.