GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Prefeitura do Rio usou apenas 30% de verbas para ações de prevenção a enchentes em 2019 e prevê redução para 2020

 

A chuva desta segunda-feira (11/11/2019) rapidamente alagou ruas do Rio. Um levantamento feito com dados da prefeitura revela que, apesar do temporal que destruiu boa parte da cidade e provocou ao menos 10 mortes em abril deste ano, o município utilizou, em 2019, menos verbas que o previsto em ações de prevenção a enchentes. O levantamento foi feito pelo gabinete da vereadora Teresa Bergher (PSDB) e confirmado pelo G1. De acordo com os dados, o orçamento aprovado para programas de combate a enchentes este ano foi de quase R$ 550 milhões. No entanto, em uma verificação feita no dia 15 de outubro, as despesas liquidadas do município para essa finalidade foram de pouco menos de R$ 164,2 milhões – ou seja, pouco menos de 30% do total.

 

Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/11/11/prefeitura-do-rio-usou-apenas-30percent-de-verbas-para-acoes-de-prevencao-a-enchentes.ghtml. Acesso em: 04 dez. 2019.

 

A reportagem aborda um dos desafios do Brasil, referente aos investimentos em saneamento básico. Considerando o contexto apresentado e com base nas leituras indicadas na orientação de estudos, avalie as afirmativas a seguir:

 

I – Os rios geralmente possuem dois leitos, o leito menor onde a água escoa na maioria do tempo e o leito maior, que é inundado com risco entre um ano e meio e dois anos.

II – As enchentes ocorrem, principalmente, pelo processo natural no qual o rio escoa pelo seu leito maior, decorrente de processo natural do ciclo hidrológico.

III – As enchentes aumentam a sua frequência e magnitude devido à impermeabilização resultante da ocupação do solo e à construção das redes de condutos pluviais.

IV – Existe uma grande interrelação entre os elementos de uso do solo, controle ambiental e recursos hídricos, tanto internamente na cidade como no plano da bacia hidrográfica.

 

É correto o que se afirma em:

 




  • I, II e III, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I e VI apenas.

  • I, II, III e IV.

  • III, IV e V apenas.