GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Seminário mostrará relevância dos planos de bacia hidrográfica
Será realizado na próxima terça-feira (12/11/2019), a partir das 8h30, o seminário Subsídios dos Planos de Bacias Hidrográficas ao Planejamento Territorial do Distrito Federal. Marcado para o auditório do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), o evento apresentará o estado da arte da gestão de recursos hídricos do DF e os instrumentos de planejamento territorial existentes, como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-DF), e oferecerá subsídios para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot). Promovido pelos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) com apoio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), da UnB e da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema), o seminário tem como objetivo mostrar a relevância dos planos de bacia hidrográfica, importantes instrumentos da política de recursos hídricos do DF. Essa política preconiza que as bacias devem ser a unidade de planejamento territorial e ter articulação com a política ambiental, com o planejamento local e com o uso do solo e demais recursos naturais [...].
Disponível em: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/11/05/seminario-mostrara-relevancia-dos-planos-de-bacia-hidrografica/. Acesso em: 04 dez. 2019.
Considerando o contexto da importância do gerenciamento das águas urbanas, avalie as afirmativas a seguir:
I – O mecanismo previsto na legislação brasileira para o gerenciamento externo das cidades é o plano de recursos hídricos da bacia, mas não utilizam demandas das cidades.
II – Os planos de recursos hídricos da bacia não incluem os planos de drenagem, esgotamento sanitário e plano de resíduos sólidos de cada cidade contida na bacia.
III – O plano deveria estabelecer as metas que as cidades devem atingir para que o rio principal e seus afluentes atinjam níveis ambientalmente adequados de qualidade da água.
IV – A visão integrada da cidade e de seus elementos exige um esforço adicional aos planejadores, evitando-se o grande corporativismo setorial e os interesses econômicos.
É correto o que se afirma em: