GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


A mudança no direcionamento da construção de infraestrutura de transportes no país, a partir da década de 1930, gerou impactos de variadas ordens. Muitos deles sequer foram avaliados, como no caso dos ambientais e mesmo os impactos econômicos, no comparativo com as ferrovias. Como consequência da substituição das ferrovias, o setor privado foi abrindo mão do modal, até que o Estado assumiu a federalização, criando a Rede Ferroviária federal - Refesa. A respeito da situação, assinale a assertiva correta:

 




  • O trabalho mais intenso da Refesa foi de tentar alcançar equilíbrio diante do enorme volume de dívidas das empresas privadas e das condições precárias de operação de muitas linhas.

  • As empresas estrangeiras que atuavam no setor ferroviário apresentavam grande interesse em manter as atividades do setor, porém, o Estado brasileiro não permitiu.

  • Ao contrário das malhas urbanas, a integração nacional pelas ferrovias foi mantida, graças à fonte segura e permanente de recursos do governo federal.

  • Visando lucrar com as ferrovias, a partir da federalização, o governo promoveu reajustes tarifários visando aumentar a competitividade, frente ao aumento do uso de ônibus.

  • Os maiores investimentos feitos pela Refesa foram nas áreas metropolitanas, superando a defasagem em relação às necessidades apresentadas pelo sucateamento ferroviário.