EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


A procura de jovens e adultos pela escola não se dá de forma simples. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.

 

Além disso, a escola que os alunos têm em seu imaginário, aquela que conhecem porque já passaram por ela anos atrás ou porque acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar o modelo tradicional de escola. Os alunos mais velhos se mostram resistentes à nova concepção de escola.

 

Assim, nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

 

 

(   ) Modelo tradicional de escola – Esperam muita lição de casa porque acreditam que a quantidade de treino leva a boa aprendizagem.

 

(   ) Nova concepção de escola - Os alunos   são sujeitos do processo educativo e esperam se deles práticas ativas de aprendizagem.

 

(   ) Modelo tradicional de escola – O (a) professor (a) é o único detentor do saber e transmite conteúdos que são recebidos passivamente pelo (a) aluno (a).

 

(   ) Nova concepção de escola - São convidados a pensar juntos, em grupo; a resolver desafios diferentes dos exercícios mais convencionais; a ler textos literários; a aprender com a música, a poesia, o jornal; a fazer matemática com jogos e cálculos diversos, construir projetos etc.

Assinale a sequência CORRETA:




  • V, V, V, V

  • V, V, V, F

  • V, F, V, F

  • F, F, F, F

  • F, V, V, V