ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL
“A bandeira azul, salpicada de estrelas douradas, já pode ser vista junto às bandeiras nacionais de alguns países europeus. É a bandeira da EU – sigla da União Europeia, união econômica e monetária que reúne quinze países da Europa. Em conferências internacionais, a posição da EU substitui a voz individual de seus associados. O valor do euro, moeda única, já vinha expresso nas mercadorias antes mesmo de entrar em circulação em janeiro de 2002. Nenhum bloco econômico atingiu ou pretende, por enquanto, atingir o grau de integração dos países da união Europeia. Foi preciso um longo caminho para chegar a essa situação.
(ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2003. 251 p.)
Considerando o longo caminho histórico que foi necessário para constituição da União Europeia analise as afirmativas abaixo.
I- No dia 18 de abril de 1951, a Alemanha e outros cinco países europeu fundaram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA ou “Montanunion”), com o objetivo de coordenar a produção de ambos os produtos em nível suprarregional.
II- O acordo assinado a 18 abril de 1951, criava as bases do que acabou se desenvolvendo na Comunidade Econômica Europeia e, mais tarde, União Europeia. Seus fundadores foram Bélgica, Holanda, Itália e Luxemburgo, Alemanha e França.
III- Benelux teve sua criação em 1958 e foi extinta em 1992. A associação foi criada com o objetivo de estabelecer uma política de comércio exterior comum aos três países, que lhe permitisse negociar livremente produtos, trabalhadores, serviços e capital.
IV- O Mercado Comum Europeu foi criado pelo Tratado de Roma, assinado em 1957, e previa que, em doze ou até quinze anos, estaria configurado o mercado comum. O mercado comum foi configurado em meados de 1968.
V- O Tratado de Maastricht foi um marco no processo de unificação europeia, fixando que à integração econômica até então existente entre diversos países europeus se somaria uma unificação política. O resultado mais evidente foi a utilização do termo atual EU.
É correto o que se afirma em: