BRASIL CONTEMPORÂNEO: DEMOCRACIA E GLOBALIZAÇÃO
Após refletir sobre os parâmetros de cidadania encontrados na Grécia e em Roma, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.
I – Na Grécia, a exclusão de grupos sociais (mulheres e escravos) é pouco semelhante com o entendimento do nosso dia a dia. Devemos distinguir a cidadania antiga daquela que experienciamos em nossa realidade contemporânea.
II – A cidadania na Grécia clássica tinha um parâmetro muito específico, caracterizando-se por seu aspecto limitador e elitista. Havia a exclusão de certos indivíduos e sua alienação face à vida política.
III – Na Roma antiga, a ideia de cidadania se apresenta como capacidade para exercer direitos políticos e civis, tal qual se apresenta nos dias de hoje. Por isso o nosso direito se baseia na justiça romana (onde a democracia já era uma realidade política).
IV – A sociedade romana era dividida em três camadas sociais: os descendentes dos fundadores (patrícios), os descendentes dos estrangeiros (plebeus) e os escravos que podiam ser prisioneiros de guerra e os que não saldavam suas dívidas. Existiam, também, os clientes, que eram homens livres, dependentes de um aristocrata romano.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: