ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA


A questão da ludicidade como necessidade do ser humano e como elemento diferencial no seu processo de desenvolvimento, nos leva a alguns pontos importantes que devem ser considerados na preparação de atividades lúdicas.

 Assinale a alternativa que explica esse conceito.




  • Para trabalhar com atividades lúdicas educacionais, é necessário que o professor mantenha o interesse do aluno durante sua realização, mas sem precisar ter um objetivo, havendo somente “ganhadores” de mais um estágio do conhecimento.

  • As atividades lúdicas desenvolvidas dentro do ambiente da sala de aula se prendem à faixa etária específica e não trazem vantagens sociais cognitivas e afetivas àqueles que estão participando.

  • A atividade lúdica não necessita ser apresentada na hora certa, e não influencia na maturidade emocional e cognitiva de cada faixa etária, pois é um recurso insubstituível que proporciona o progresso pessoal do aluno. 

  • O objetivo a ser alcançado com esta ferramenta deve ser proposto de maneira clara e objetiva. É importante que os alunos entendam que, apesar de ser uma brincadeira, tem o objetivo pedagógico, e não é uma forma de preencher o tempo de aula, e sim, ele entenderá que aprendeu de forma lúdica.

  • A atividade lúdica não necessita estar compatível com o grau de maturidade dos alunos, pois o objetivo do jogo não é desafiar o conhecimento do aluno e nem sua capacidade mental.