ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA


Em relação ao ensino-aprendizagem de língua estrangeira, vimos que os PCN têm uma atuação relevante na realidade do aluno. Diante desta afirmativa, é INCORRETO afirmar que:

 




  • Os PCN afirmam que, para que o jovem possa atuar como cidadão na sociedade na qual está inserido, ele deve ser capaz de comunicar-se e, para isso, deve saber buscar informações, interpretá-las para terem capacidade de argumentação, reforçando a necessidade de que ele tenha a oportunidade de desenvolver todas as habilidades linguísticas.

  • Os PCN surgiram e devem ser norteadores da prática docente, contribuindo para que os professores compreendam o papel desempenhado pela língua estrangeira que ministram, bem como para que passem a ter uma atitude reflexivo-pedagógica diante dos desafios que eles e seus alunos enfrentam.

  • Em termos de orientação, os PCN para o Ensino Médio contemplam valores direcionados às competências e habilidades, capazes de levar os alunos à autonomia, criticidade e direcionamento de sua vida pessoal e profissional.

     

  • Com os PCN os professores trabalham o desenvolvimento das habilidades linguísticas de seu aluno em uma língua estrangeira, por meio de processos de ensino e aprendizagem que envolvam o aluno na construção de significado pelo desenvolvimento de habilidades comunicativas.

  • Os PCN pregam uma avaliação formativa que exige uma observação diagnóstica, tanto em relação ao domínio de conceitos de conteúdos específicos, quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades, avaliando os alunos como um todo.