ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA


O processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira é um grande desafio, tanto para o professor, quanto para o aluno. Normalmente, o início deste aprendizado coincide com uma fase na qual grandes transformações físicas e emocionais ocorrem no aluno pré-adolescente. O papel dos PCN na orientação do modo de trabalho da língua estrangeira nesta fase do ensino e a posição de alguns estudiosos, dividiram opiniões sobre a questão. 

De acordo com esse pressuposto, use (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as alternativas FALSAS em relação a essas afirmações.

(   ) Segundo Travaglia, os PCN referentes ao ensino de língua trouxeram conquistas ao campo da Linguística Moderna, propondo um ensino com uma visão mais apropriada da língua como meio de comunicação, acarretando uma união com certas tradições do ensino-aprendizagem de língua e forçando o professor a uma busca de atualização.

(   ) Os alunos precisam acreditar em sua capacidade de aprender. A insegurança e apreensão surgem, e é com este quadro que o professor tem que lidar, tentando desenvolver a autoconfiança em seus alunos e resgatar a atmosfera harmoniosa em sala de aula.

(   ) A realidade vivida pelos alunos, suas expectativas e perspectivas devem ser levadas em consideração e a administração e organização do ensino de língua estrangeira devem ser focadas nos alunos, seus interesses e necessidades.

(   ) Segundo Holden e Rogers, os alunos não precisam desenvolver as habilidades sociais, somente as quatro habilidades principais para o estudo de uma língua - ouvir, falar, ler e escrever. O aprendizado de um idioma estrangeiro exige sensibilidade, liderança e responsabilidade por parte de todos.

Marque a alternativa CORRETA.




  • V – V – V – F 

  • V – F – F – V   

  • V – F – V – F 

  • F – V – V – F                    

  • F – V – V – V