(Cód. de Cadastro 40263.00035)Segue um trecho do artigo científico Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades, publicado na revista Química Nova, Vol. 30, No. 1, 146-152, 2007 (Antonio C. Vieira Coelho e Pérsio de Souza Santos):
É conveniente apresentar preliminarmente algumas definições fundamentais para que se torne mais precisa a descrição das características estruturais em que se baseou o desenvolvimento das Argilas Especiais atualmente existentes. Mineral é um elemento ou composto químico inorgânico que é normalmente cristalino e que se formou como resultado de um processo geológico; portanto, um mineral tem composição química e propriedades cristalográficas bem definidas. Rocha é um agregado de cristais de um ou mais minerais. O nome de um mineral deve terminar em ita e o de uma rocha em ito, segundo a IMA International Mineralogical Association. Nomes tradicionais de minerais e de rochas anteriores à nomenclatura da IMA foram mantidos, como por ex.: quartzo (mineral); caulim e bentonita (são nomes de rochas e também de argilas). Por outro lado, é usual, especialmente por leigos e profissionais da indústria, chamar a rocha pelo nome do mineral. Um exemplo é o nome talco (mineral), que também é usado para designar a rocha rica no mineral talco; nesse caso, infelizmente, o nome talcito (que seria o correto) nunca foi usado. Ainda para esse caso, a melhor solução seria usar a expressão rocha talcítica, que também não é utilizada.
Este artigo fala sobre as argilas, matéria-prima fundamental no processo de fabricação de muitos materiais utilizados na construção civil. Sobre esta matéria-prima, considere as afirmações.
I) Conjunto de minerais compostos, principalmente, de silicatos de ferro hidratados se originando da decomposição de rochas basálticas.
II) Material natural, terroso, de baixa granulometria, com elevado teor de partículas com ? < 2 ?m, que apresentam plasticidade quando em contato com água.
III) Segundo Ribeiro; Pinto; Starling (2002) são vários os tipos de argila, porém os que são mais usados para a fabricação de revestimentos cerâmicos são: a argila vermelha, a argila branca, a argila fundente e a argila plástica.
IV) O depósito de argila natural é chamado barreira. Para sua exploração, é retirada inicialmente a camada superficial, que quase sempre não apresenta matéria orgânica. Abaixo fica a argila mais pura, aproveitável, que é, então, empregada na indústria da cerâmica.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?