CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS


Leia com atenção o fragmento a seguir:

 

O imperialismo surgiu como desenvolvimento e desdobramento direto das características fundamentais do capitalismo em geral. Mas o capitalismo só se transformou em imperialismo capitalista quando chegou a um determinado grau, muito elevado, do seu desenvolvimento, quando algumas das características fundamentais do capitalismo começaram a transformar-se. (LENIN, 2007, p. 103).

 

A citação acima da obra de Lênin "Imperialismo: fase superior do capitalismo", envolve as origens e o desenvolvimento do capitalismo na fase imperialista. Podemos dizer que esta fase ocorreu quando:




  • iniciou-se o processo de centralização de poder pelas principais potências e com a intervenção do Estado na economia para garantir o monopólio capitalista.

  • permitiu-se a acumulação primitiva de capital, fundamentado no monopólio e no trabalho escravos nas novas áreas coloniais.

  • iniciou-se a livre concorrência como característica fundamental do capitalismo e da produção mercantil em geral.

  • expandiu-se os meios de produção, que se tornaram propriedades do Estado com o advento da Segunda Revolução Industrial.

  • expandiu-se a dominação dos monopólios e do capital financeiro e ganhou significativa importância a exportação de capitais.