ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM LETRAS-PORTUGUÊS


Imagine a seguinte situação:

 

Um supervisor diz a seu subordinado que o seu relatório está mal elaborado, então solicita-lhe que o refaça. Apesar de o colaborador considerar o relatório bom, ele acaba omitindo sua opinião e, por meio de seu silêncio, acaba concordando com o chefe e refazendo o relatório.

 

 

Considerando que esse diálogo ocorre quando o país está enfrentando uma crise econômica com altos índices de desemprego, analise essa situação comunicativa e todos os elementos linguísticos e extralinguísticos que ela envolve. Depois, analise as afirmativas a seguir, levando em consideração as inferências (interpretações) que são possíveis de serem realizadas.

 

 

I) É importante considerar os papéis sociais dos interlocutores, uma vez que ambos têm uma relação social hierarquizada. O diálogo realizado com um supervisor é muito diferente do diálogo realizado com um colega de trabalho, devido às questões de poder que envolvem.

 

II) A crise econômica do país e os altos índices de desemprego influenciam sobremaneira a conduta do empregado, uma vez que questionar o julgamento do chefe, em relação ao relatório, poderia desagradá-lo, colocando em risco o emprego do subordinado.

 

III) O silêncio do funcionário produz, como efeito de sentido, o seu consentimento em relação ao julgamento e à repressão de seu supervisor. Nesse caso, o ditado popular “quem cala consente” pode ser aplicado à situação.

 

IV) A situação de desemprego e os problemas econômicos ocorridos no país no momento da enunciação pouco contribuem com a cena, uma vez que a situação comunicativa se restringe apenas aos interlocutores.

 

 

Assinale a alternativa que contém as inferências possíveis:

 




  • I e III

  • I, II e IV

  • II, III e IV

  • I, II e III

  • IV, apenas