ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM LETRAS-PORTUGUÊS


A semântica da enunciação é uma teoria que estuda os textos a partir do discurso, do contexto. Tudo que falamos, lemos, escrevemos, ouvimos tem intenções. Assim, a enunciação envolve um contexto, em que há tempo, espaço, finalidades, objetivos, sujeitos e intencionalidades.

 

 

A partir dessas reflexões, leia o texto, a seguir, que faz parte de uma enunciação em um escritório, numa tarde, em que há um diálogo, entre sujeitos.

 

 

Uma funcionária estava conversando com seu chefe sobre tecnologia, quando, espontaneamente, proferiu o seguinte enunciado: “Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar”. Após dizer a palavra desenferrujar, a funcionária e o chefe, que era um senhor muito sistemático, ficaram muito constrangidos.

 

Diante disso, valendo-se de seus estudos, julgue as afirmativas:

 

                                      

I. A partir da fala da funcionária “Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar”, pode-se inferir (imaginar) que ela acredita que o chefe está enferrujado.

 

II. A fala da funcionária não foi apropriada, haja vista, que ela atribuiu uma característica depreciativa a seu chefe: a de estar enferrujado.

 

III. O enunciado da funcionária causou constrangimento para ela e para o chefe, porque nele está contido implicitamente a ideia de o chefe não estar em forma, isto é, de estar desatualizado.

 

 

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

 




  • I e III

  • III, apenas

  • I e II

  • II e III

  • I, II e III