LITERATURA COMPARADA


Estudamos a literatura comparada em diferentes esferas, desde o seu conceito até a sua estruturação como disciplina e ainda, a sua aplicação prática. Nos roteiros de estudo, demonstramos que os textos, independente da época ou do autor, dialogam entre si, trazendo à tona distanciamentos e aproximações salutares para nossos estudos literários. Com base nisso, leia as afirmações a seguir:

I. A literatura comparada é simplesmente uma comparação simplista, na qual o estudioso traça dados específicos das obras analisadas e, por fim, transcreve-os para seus estudos. Não se pode, neste contexto, desenvolver novas esferas de estudo.

II. É possível fazer uma relação, através da prática comparativa,  com a cultura e outras obras de artes, tais como a pintura, artes plásticas e outras, analisando pontos que se referem ao significado, à autoria, e ainda aos aspectos ideológicos.

III.  Os estudos de literatura comparada não podem ser realizados em trabalhos de idiomas distintos, pois, inerente a este termos, aspectos culturais, distanciamentos e a gramática em si, são bastante diferenciados da literatura modelo, o que, com certeza, atrapalhará o processo. Em outras palavras, as obras a serem comparadas deverão sempre pertencer a um mesmo país, a um mesmo idioma. 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):




  • I, apenas.

  • III, apenas. 

  • I e II, apenas.

  • II, apenas.

  • I, II e III.