A REINVENÇÃO DO BRASIL: DA REGÊNCIA À REPÚBLICA OLIGÁRQUICA


Leia o documento seguinte:

Ao assumir seu mandato na Câmara, passou a explorar as divergências surgidas entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, tradicionais parceiros na condução da política federal, a partir da indicação do paulista Júlio Prestes como candidato oficial à sucessão de Washington Luís, em detrimento de um nome de Minas Gerais. Nesse sentido, vislumbrando a ampliação do espaço ocupado pelo Rio Grande do Sul na política nacional, João Neves foi o representante gaúcho nas conversações com o governo mineiro em torno da eleição presidencial de 1930. O acordo entre os dois Estados - firmado no Pacto do Hotel Glória, em junho de 1929 – estabelecia a rejeição ao nome de Júlio Prestes e o apoio a uma candidatura gaúcha nas eleições presidenciais do ano seguinte. Em setembro, foi formalizada a criação da Aliança Liberal, que além do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, contava ainda com o apoio do governo paraibano e dos setores oposicionistas dos demais Estados, em torno da chapa presidencial de Getúlio Vargas e João Pessoa. Nesse contexto, João Neves mostrou-se contrário às iniciativas de Vargas no sentido de buscar um acordo com Washington Luís em torno do processo sucessório e participou ativamente da campanha eleitoral, integrando a caravana da Aliança Liberal que percorreu os Estados do Norte e Nordeste. (Biografia - CPDOC)

O que se pode afirmar sobre o sentido histórico (no contexto da revolução de 1930) desse documento? Marque v para Verdadeiro e F para falso:

(  ) o documento anterior nos dá a dimensão da interferência do estado do Rio Grande do Sul em oposição às eleições presidenciais no país em 1930,

(  ) nos permite vislumbrar a formação do Partido Liberal em oposição a política estabelecida de comum acordo entre os outros estados brasileiros.

(  ) Expressa o fortalecimento das vertentes socialistas no seio da elite industrial gaúcha.

Agora, assinale a alternativa contendo a sequência correta:




  • F; V; F

  • V; V; F

  • F; F; V

  • V; V; V

  • F; F; F