DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais que impactam nos princípios e nas práticas da Educação. 

Sobre a conceituação de Deficiência Intelectual, assinale a opção CORRETA:

 




  • Caracteriza-se por um retardo mental com limitação nas áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.

  • Caracteriza-se por um retardo mental que apresenta limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.

  • Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual poderá se manifestar em qualquer faixa etária.

  • Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.

  • Caracteriza-se por uma doença mental com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.