MÁQUINAS ELÉTRICAS
Existem quatro categorias de projeto de motores trifásicos de indução, denominadas de categorias A, B, C e D, definidas pela NEMA (National Electrical Manufacturers Association) e pela IEC (International Electrotechnical Comission) que são úteis a seleção e a aplicação desse tipo de motor elétrico. Essas categorias, dependem basicamente de aspectos construtivos das ranhuras do rotor da máquina, conforme a ilustração exibida na figura 1 e possuem as curvas características de torque versus velocidade, como as mostradas na figura 2. Informações como essas ajudam em muito a ação dos engenheiros ao especificar um motor para acionar uma carga que precisa ser movimentada. Referente a esse assunto em questão, analise as seguintes alternativas, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque a resposta correta entre as alternativas arroladas a seguir.
- Motores de indução de dupla gaiola, cujo rotor possuem construção de ranhura do tipo mostrada na figura 1(c), são classificados como motores de categoria B, e por essa razão, apresentam torque de partida maior que os motores de categoria A, como mostra a figura 2.
- Motores de alta resistência apresentam ranhuras de rotor bastante rasa, conforme mostrada na figura 1(d), e são classificados como motores de categoria D, sendo assim apresentam torque de partida maior que os motores de categoria A, B e C.
- Os motores de categoria A e B apresentam diferenças em detalhes da construção de suas ranhuras de rotor (ranhuras de rotor dos de categoria B um pouco mais profunda) como se observa nas figuras 1(a) e 1(b), e por isso têm torque de partida diferentes, conforme mostrado na figura 2.
- A reatância dos motores de categoria B é maior que a reatância dos motores de categoria A, porque eles possuem ranhuras mais profundas [figura 1(b)], resultando em torque de partida menor para o motores de categoria B comparado o torque de partida dos motores de categoria A, como mostra a figura 2.
É correto o que se afirma apenas em