GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre o ciclo das águas.

 

A água disponível nem sempre esteve na Terra nas condições e disponibilidade atuais. Houve períodos de congelamento e descongelamento, diversidade quanto ao clima e vegetação, menor exploração humana do recurso. Atualmente,

 

“A água doce necessária ao abastecimento da população humana e demais seres vivos é limitada na natureza, e permanece sempre disponível graças ao ciclo hidrológico. Dos 100% de água livre e circulante pelo ciclo hidrológico, 97,5% correspondem a água salgada (do mar), e dos 2,5% de água doce que restam, em torno de 1,7% está preso nas calotas polares, e apenas aproximadamente 0,7 % é que está disponível para o abastecimento humano como água doce dos rios, lagos de água doce e mananciais hídricos subterrâneos (lençóis freáticos e artesianos).”  

(http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr4/dados-da-atuacao/projetos/qualidade-da-agua/boletim-das-aguas/edicao-2015/as-secas-e-enchentes-e-sua-estreita-relacao-com-a-degradacao-das-bacias-hidrograficas)

 

A água pode ser encontrada em seus três estados físicos, graças à história, posição e movimentos da Terra no Sistema Solar e às condições climáticas do planeta.

 

Com base no assunto exposto, é correto afirmar que:

 

I) Há milhares de anos, no início da história da Terra, toda a água existente se encontrava congelada, até que, em função da rotação do planeta, tudo começou a ser aquecido, surgindo a água líquida. 

 

II) O ciclo hidrológico opera em função das calotas polares, que geram a energia inicial, capaz de movimentar a água em seus estados físicos, graças aos ventos originados nas elevadas latitudes do globo.

 

III) As mudanças de estado físico da água influenciam os processos biogeoquímicos nos ecossistemas terrestres e aquáticos: nutrem as florestas, mantém a produção agrícola e a biodiversidade.

 

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):

 




  • II e III, apenas.

  • I, II e III.

  • I, apenas.

  • I e III, apenas.

  • III, apenas.